Capricórnio vibra no elemento Terra, de qualidade Cardinal, polaridade yin (feminino).

É o signo dos avatares e da iniciação espiritual. 

Parece contraditório mas não é: o signo mais material de todos é aquele que dá início à vida espiritual. 
Explico: quando chegamos ao máximo possível da matéria, partimos para o espírito.


No hemisfério Norte, corresponde ao solstício de inverno (momento que o Sol está posicionado em linha reta com o meridiano central, em seu ponto mais alto, portanto mais frio, à noite mais longa do ano, que dá início ao inverno).


No hemisfério Sul, onde estamos, é o solstício de verão (o Sol está posicionado em linha reta com o meridiano central, em seu ponto mais baixo, portanto mais quente, ao dia mais longo do ano, que dá início ao verão).


Pessoas com Sol, Lua, Ascendente ou planetas pessoais em ângulos importantes em Capricórnio se identificam mais com essa energia.
A qualidade Cardinal dá início a coisas novas.

Os signos Cardinais são Áries (início do outono no hemisfério Sul), Câncer (início do inverno no hemisfério Sul), Libra (início da primavera no hemisfério Sul) e Capricórnio (início do verão no hemisfério Sul).Esses signos, iniciadores das estações do ano solar, demarcam os 4 quadrantes na mandala astrológica.Cada um pertence a um elemento diferente.

No caso de Capricórnio, início do inverno no hemisfério Norte e início do verão no hemisfério Sul, é o início do quadrante de Terra.

A Terra é o último e mais concreto dos quatro elementos.Por isso Capricórnio pode ser visto também como o início do fim. 
Mas o que é o início do fim?

É a materialização daquilo que foi pensado ou intuído, era apenas uma ideia em Áries, depois foi acalentado, sonhado, desejado, cuidado, e foi adicionada a força da emoção em Câncer, foi raciocinado, planejado, calculado e organizado em Libra.

Em Capricórnio tudo o que é abstrato já passou, estamos na fase da realização prática, materialização do sonho, concretização do ideal, o resultado prático das ações e do trabalho.


A qualidade Cardinal confere a Capricórnio a iniciativa: age a partir do estímulo interno, e não externo. Não espera pelos outros ou por circunstâncias favoráveis para dar início a alguma coisa. 
Sua motivação é sua vontade. 


Sua ação não é uma reação, não é o resultado de algo que recebeu de fora, não é uma resposta, vem de dentro de si mesmo, como todos os signos Cardinais.
Isso, aliado à sua grande praticidade (elemento terra) lhe dá um tanto de autoritarismo: gosta de comandar. 


Não é o melhor signo para receber ordens, está mais para ditar as regras. 
Não é obediente, quer ser obedecido.
Suas metas são grandes, ambiciosas, duradouras. 
Se achar isso necessário, será a pessoa mais obediente do grupo, seguirá todas as regras, até mesmo aquelas que não concorda ou acha absurdas – mas somente se tiver certeza que isso lhe levará ao objetivo pretendido. 


Alcançado o objetivo, pára de obedecer e começa a mandar.A qualidade Cardinal lhe dá ousadia, independência e comando.
Portanto, Capricórnio é ação (cardinal) material (terra).

Capricórnio, assim como os outros signos do elemento terra (Touro e Virgem), PRECISA produzir. Necessita muito de realização profissional e material. 


Precisa ver o resultado prático de suas ações. Adora medir e calcular tudo, pois é prático, e sempre quer ter certezas.
Não faz nada por fazer, suas ações sempre tem um objetivo final, de preferência prático ou material.
Busca o poder e o status social. 


Prefere estar na parte de cima da pirâmide. É dessa maneira que se sente seguro.Precisa ter certeza que seu chão é firme, sua base é sólida e segura, e que sua raiz é profunda.

A teoria é para Sagitário. Capricórnio quer a prática.
Sente que tem valor quando seu trabalho é reconhecido, quando os outros reconhecem suas capacidades, e quando consegue mostrar ao mundo: eu fiz isso.
Sua ligação com a família é muito forte. Câncer é a raiz, Capricórnio é a planta. Câncer é a mãe. Capricórnio é o pai. Câncer é aconchego e proteção. 

Capricórnio é a disciplina e a luta pela sobrevivência. Câncer constrói sua casa. Capricórnio precisa da casa para voltar do trabalho lá fora e descansar.

Para Capricórnio, a família tem algo de sagrado. 
Poderá até brigar com sua família, mas tudo fará para mantê-la unida e forte. 

E também é um signo muito ligado às tradições e ao passado. O contato com seus ancestrais, as histórias da vovó ou do vovô lhe recarregam as energias, chegam até mesmo a dar um sentido para a sua vida. 


O sentido de continuar aquela tradição, aquela família, aquele clã. Adora conhecer a história, o passado dos seus antepassados e repassar isso tudo para os mais jovens, os novos membros do seu clã. Seus valores são tradicionais e conservadores.


Embora Capricórnio tenha quase sempre muitas mágoas guardadas dentro de si, não se queixa da vida (acha que isso é perda de tempo), mas segue sempre em frente com uma persistência de ferro para conseguir o que quer.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: