Arcano 12 – O Enforcado

Uma das cartas difíceis do Tarô, O Arcano 12 – O Enforcado ou O Pendurado, em conjunto com o afortunado Arcano 3 – A Imperatriz são os regentes do ano de 2019, no Tarô.

O Enforcado vem após o Arcano da Força, indicando paralisação, imobilidade etc… nos assuntos que nos excedemos durante a passagem do Arcando da Força.

No caso de não haver tido excessos, o Enforcado vibra em sintonia com a espiritualidade, e indica insights, novas e mais profundas compreensões e percepções, mensagens do astral e do inconsciente coletivo, abertura para a espiritualidade.

Em ambos os casos, positivo e negativo, durante a passagem do Arcano O Enforcado o risco maior é o de se acomodar, seja em situações positivas, seja em negativas.

Arcano 3 – A Imperatriz

Arcano 3 – A Imperatriz

É a essência do Enforcado (1 + 2 = 3), e simboliza prosperidade, fertilidade, produtividade, eficiência e progresso em assuntos materiais (dinheiro, saúde, relacionamentos), representando a força da natureza – estará atuando em 2019, contribuindo com crescimento, expansão, progresso, vitalidade, liberando grandes energias.

A Imperatriz simboliza a Natureza e os nascimentos, as dores do parto e fonte de vida com seus potenciais de riqueza, criatividade, nascer e renascer, e muitas mudanças.
Ao contrário do Enforcado, que simboliza imobilidade ou paralisação, A Imperatriz simboliza movimento.
Tanto a Imperatriz quando o Enforcado tem em si o simbolismo da renúncia e do sacrifício, a Imperatriz com o sacrifício do parto e o Enforcado com o sacrifício de coisas materiais que estão em seu estágio final.

Nas finanças, o ano tem potenciais de crescimento, expansão, progresso e lucros porém é necessário ser disciplinado, evitar acomodação, ambições excessivas, utopias e buscar objetivos práticos e possíveis de serem realizados.
Nos relacionamentos é um período movimentado e sensual, que favorece os encontros, conversas, intercâmbios, debates e negociações, porém é necessário evitar enganos, ilusões, mentiras e falsidades e cultivar a lealdade e a verdade em todas as situações, principalmente em crises, lembrando que gentileza e tolerância são sempre bem vindas em qualquer situação.
Os Arcanos da Imperatriz e do Enforcado correspondem a extremos energéticos de submissão e de dominação e sugerem que uma tranquila disciplina entre extremos e opostos foi a lição que nos foi dada pela Sacerdotisa e pela Força no ano anterior, 2018.
Na saúde, é necessário dar uma atenção especial ao stress e à depressão, equilibrando e harmonizando atividade e repouso.
A Imperatriz vibra com o elemento Terra e o Enforcado vibra com o elemento Água, ambos férteis, nutridores e com instinto maternal e cuidador em alta.

Texto de Vera Lúcia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: